2020/07/13

Juarina-TO realiza Campanha “Araguaia 2020 sem aglomeração”

Ação “Araguaia 2020 sem aglomeração”
Entre os destaques do Tocantins no enfrentamento ao novo Coronavírus está o município de Juarina. Localizada a 332 km de Palmas e com uma população média de 2500 habitantes, a cidade até o momento conta apenas com um caso confirmado de COVID-19. E para manter esse índice baixo, durante todo esse mês de julho está sendo realizada a Campanha “Araguaia 2020 sem aglomeração”, o objetivo é conscientizar os turistas e os moradores para que visitem as pousadas, a Praia do Girassol e os seus familiares em um momento mais seguro para todos.​

Para isso, ações pontuais estão acontecendo, um exemplo são as tendas instaladas nas entradas da cidade onde está sendo feito um controle de pessoas das 7h às 18h, dedetização dos veículos e no último final de semana foi feita entrega de álcool em gel. Uma equipe da Secretaria da Saúde local está responsável pela conscientização dos moradores da cidade e dos turistas donos das pousadas às margens do rio, alertando sobre a importância de ficar em casa.

Só neste final de semana mais de 100 pousadas foram visitadas pela equipe da Secretaria da Saúde e 365 veículos foram abordados. Segundo o prefeito do município, Ivo Diniz, esse é um momento delicado para todos, pois o mês de julho sempre foi um momento de confraternização no município, mas que nesse ano as pessoas terão que fazer esse esforço pensando em si e nos outros. “Para nós do município é algo muito ruim o fato de termos que pedir para que as pessoas não venham para o Araguaia, pois todos os anos fazemos justamente o contrário disso sempre incentivamos para que venham à praia, visitem seus familiares e que invistam nas pousadas e nos ranchos, até porque além de ser muito bom receber todos é algo que movimenta a economia local. Mas esse ano o nosso pedido é para que fiquem em suas casas”, reforça Ivo.

Decreto

Pubicado em 13 de maio de 2020 determina que todos, moradores ou não, utilizem máscara em ambientes públicos, que o comércio local funcione somente até às 18h de segunda-feira a sábado e que feche aos domingos, exceto farmácias e postos de combustíveis.

Estabelecimentos que não cumprirem as medidas serão multados em um salário mínimo e pessoas flagradas sem máscara na cidade receberão multa de 20,00 reais, em ambos os casos sendo reincidentes as medidas serão ainda mais duras.
O prefeito, para encerrar, fala da sua preocupação com o comércio local e com a economia da cidade, mas que essa preocupação não pode estar acima da saúde pública. “Sabemos que o comércio está sofrendo muito com essas restrições, mas nós temos que cuidar do povo de Juarina, não podemos deixar que a população adoeça. Isso logo vai passar e tudo vai voltar ao normal, ano que vem teremos praia novamente o ruim mesmo é se perdermos você morador ou turista para o COVID-19”, encerra o prefeito.

O município
Juarina está localizada no noroeste do estado, com 2237 habitantes. A economia da cidade é movida pela monocultura da pecuária e produção de leite e também da prestação de serviços para o governo do estado e a prefeitura, o turismo e o comércio local.

Sarah Pires e Kezia Noa
Jornalistas